Pistolas de pintura: Tipos de pistola de pintura



Quando vamos decidir qual a melhor opção de pistola de pintura, devemos pensar igual escolhemos um carro: não existe o melhor ou pior carro. 

Existe aquilo que você pode pagar e dentro disso os modelos que mais se adaptam ao seu uso (economia, transporte, porta-malas, etc.). Do mesmo modo escolhemos a pistola de pintura profissional: uma vez que cada uma delas pode ser mais eficiente em um determinado trabalho.
Tendo isso mente, antes de escolher uma pistola para pintura profissional ou automotiva, você deve perceber o tamanho e demanda da sua oficina, levando em consideração se os serviços são de pequena, média ou grande escala e ainda que tipo de material você vai aplicar a partir da pistola de pintura.

Tipos de Pistola de Pintura


Existem 2 tipos básicos de pistolas:

1 – Pistolas por gravidade: neste tipo de pistola o caneco com a tinta fica na parte de cima da pistola de pintura. Assim a tinta flui de cima para baixo (por gravidade) até o bico da pistola, onde encontra a pressão do ar e é pulverizada para fora. Essas pistolas de pintura possuem alguns componentes internos: bico e capa de ar, agulha, molas e um filtro para auxiliar na limpeza de eventuais resíduos da tinta.
De acordo com o tipo desses componentes (conjunto de componentes), pode-se utilizar a pistola para diferentes tipos de aplicação e acabamentos.
As pistolas de pintura profissionais possuem vários controles, como:
– Vazão do ar
– Abertura do leque
– Quantidade de tinta



2 – Pistolas de sucção: neste tipo de pistola de pintura o reservatório com a tinta fica na parte inferior da pistola. A tinta é forçada a sair do reservatório por um sistema de sucção formado pela passagem do ar.

Como o reservatório de tinta fica na parte inferior, esse tipo de pistola de pintura gera um problema de desperdício, pois quando a tinta estiver no fim o acessório chamado “pescador” não conseguirá mais ter acesso a tinta do fundo do reservatório.
Comumente esse tipo de pistola de pintura vem com bico que oferece possibilidade para leques verticais, horizontais e cônicos;

Além disso, as pistolas precisam se adaptar aos compressores. Logo, antes de comprar ou usar uma pistola, verifique:

Consumo de ar: medido em pés cúbicos por minuto ou litros por minuto, trata-se do gasto de ar no momento em que se aperta o gatilho, o que se relaciona diretamente com a capacidade de produção e armazenamento ar do compressor, que precisa ser equivalente;

Pressão de operação: existem pistolas de baixa e alta pressão, cada qual precisa se adaptar a um compressor específico para evitar oscilação de pressão na hora da pintura.

para saber mais: https://v8brasil.com.br/como-decidir-a-pistola-de-pintura-que-voce-deve-escolher/



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.